top of page
Hero.png

Conteúdo LEMMA

Lipedema e Estresse Oxidativo: Como é possível minimizar os efeitos da Inflamação?

  • Foto do escritor: LEMMA Supply
    LEMMA Supply
  • 27 de jul.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de jul.

Lipedema é uma doença inflamatória que envolve estresse oxidativo. Descubra como minimizá-lo com estratégias e antioxidantes como GliSODin®.


Lipedema é uma doença inflamatória crônica e progressiva, com depósito anormal de gordura usualmente nos membros inferiores, que pode ser acompanhado de edema, dor e sensibilidade ao toque. Predominante em mulheres, é diferente da obesidade, lipodistrofia ginoide e linfedema.


Pesquisas tem relacionado seu aparecimento com alterações hormonais e predisposição genética, e alguns hábitos alimentares e estilo de vida podem ser um fator de influência na sua evolução. Com a progressão da doença, a inflamação do tecido adiposo agrava os problemas de circulação e do sistema linfático.


Embora sua etiologia não seja completamente compreendida, sabe-se que o lipedema envolve processos inflamatórios e de estresse oxidativo significativos. O manejo eficaz do lipedema é desafiador devido à sua natureza complexa e multifatorial.


GliSODin® é a forma bioativa de superóxido dismutase (SOD) oralmente estável, uma combinação única do extrato do Melão Cantaloupe com um biopolímero de gliadina.
GliSODin® é a forma bioativa de superóxido dismutase (SOD) oralmente estável, uma combinação única do extrato do Melão Cantaloupe com um biopolímero de gliadina.

Lipedema e Estresse Oxidativo


O estresse oxidativo desempenha um papel importante no agravamento do lipedema. Ele ocorre quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e a capacidade do corpo de neutralizá-los com antioxidantes.

O lipedema está associado a um estado inflamatório crônico no tecido adiposo. Essa inflamação libera citocinas pró-inflamatórias, que aumentam a produção de radicais livres, agravando o estresse oxidativo.


Danos ao tecido adiposo: O estresse oxidativo pode prejudicar a função normal dos adipócitos (células de gordura), favorecendo a hipertrofia (aumento) dessas células e contribuindo para o acúmulo de gordura característica do lipedema.

Dor e sensibilidade: A inflamação e os danos causados pelo estresse oxidativo podem contribuir para o aumento da sensibilidade e da dor associadas ao lipedema.


Seu tratamento, pela complexidade, é multidisciplinar e envolve além do tratamento clínico, estratégias dietéticas, fisioterapia, uma rotina de exercícios, acompanhamento psicológico e suplementos antioxidantes e anti-inflamatórios.

GliSODin® é a forma bioativa de superóxido dismutase (SOD) oralmente estável, uma combinação única do extrato do Melão Cantaloupe com um biopolímero de gliadina. Por sua potente atividade antioxidante, GliSODin® combate o estresse oxidativo, estimula o sistema imunológico e diminui as consequências dos fenômenos inflamatórios gerados pelas EROs (espécies reativas de oxigênio).


Lipedema é uma condição de saúde séria, para um tratamento eficaz consulte um médico especializado, este é informe técnico dirigido aos profissionais habilitados da área da saúde, o texto acima possui caráter informativo.


Relato de caso clínico por Dra. Danielle Bezerra Rodrigues


Médica nutróloga, Professora universitária da pós-graduação de Nutrologia da ABRAN CRM-CE 17232 | RQEs: 11960 e 13709.


Referências: Lipedema—Pathogenesis, Diagnosis, and Treatment Options; Standard of Care for Lipedema in the United States; Translation, Cultural Adaptation, and Validation of a Lipedema Symptoms Questionnaire; Lipedema: Insights sobre Morfologia, Fisiopatologia e Desafios Tratado de Nutrologia da ABRAN.


ree

bottom of page